Dicas de Sucesso! 13 startups de big data que você precisa conhecer

Lista apresenta treze companhias que surgiram recentemente com a proposta de gerar valor a partir de grandes volumes de dados.
Grandes volumes de dados podem significar grandes volumes de dinheiro. Porém, minerar essas montanhas em busca de preciosidade pode não ser uma tarefa fácil. Diversas empresas se propuseram a criar ferramentas analíticas orientadas a resolver tal desafio. A lista a seguir apresenta treze dessas companhias, que surgiram recentemente com a proposta de gerar valor a partir de dados.

Alation
Data de fundação: 2012
Sede: Redwood City (Califórnia)
Foco: A plataforma de acessibilidade de dados da empresa foi desenhada para tornar a informação mais fácil de ser utilizada em diversos departamentos. A empresa é liderada por ex-executivos de gigantes como Oracle, Apple, Google e Microsoft e sua oferta consiste em ferramentas instaladas ou rodando em nuvens privadas que prometem ajudar analistas de dados a sincronizar e otimizar registros através de recursos de Hadoop com elevados níveis de segurança. Entre os usuários da tecnologia estão empresas como eBay e Square.
Aviso
Data de fundação: 2012
Sede: Menlo Park (Califórnia)
Foco: Trata-se de um sistema preditivo de análise de dados para aplicações junto a times comerciais. A ferramenta recentemente incluiu funcionalidades de Insight for Salesforce. Seu cofundador e CEO, K.V. Rao tem um currículo de respeito que registra passagens por projetos como WebEx (Cisco). Seu sócio e CTO, Andrew Abrahams não fica muito atrás, com uma passagem pelo JPMorgan Chase. Os executivos se conheceram há cerca de 20 anos no National Center for Supercomputing Applications.

Birst
Data de fundação: 2004
Sede: San Francisco (Califórnia)
Foco: A empresa oferece ferramentas de BI e analytics que rodam em nuvem. Recentemente, a empresa fechou um primeiro grande contrato no Brasil, com a Catho. A provedora nasceu do sonho de ex-funcionários da Siebel e já possui um bom número de clientes competindo contra nomes como IBM e Oracle. Além disso, mantém alianças com AWS e Sap (para a suíte Hana).

BlueData
Data de fundação: 2012
Sede: Mountain View (Califórnia)
Foco: Fundada por um time da VMware a tecnologia entrega uma plataforma desenhada para que clientes rodem soluções em clusters Hadoop ou Spark para dar a cientistas de dados acesso mais fácil a recursos de big data e aplicações.

Datameer
Data de fundação: 2009
Sede: San Francisco (Califórnia)
Foco: Aplicação de big data desenhada para Hadoop que permite que qualquer empregado analise e visualize dados estruturados ou não-estruturados. Sua lista de clientes estampa nomes como Counts British Telecom e Citibank.

Deep Information Sciences
Data de fundação: 2009
Sede: Boston (massachusetts)
Foco: O motor de armazenamento de banco de dados criado pela companhia reforça elementos de aprendizado de máquinas e algoritmos preditivos permitindo que bases em MySQL lidem com demandas de processamento de grandes volumes de dados em escala corporativa.

Looker
Data de fundação: 2012
Sede: Santa Cruz (Califórnia)
Foco: Plataforma de BI baseada em cloud. A linguagem de modelamento chamada LookML permite que analistas criem interfaces e que funcionários gerem gráficos ou se aprofundem na avaliação de dados.

Maana
Data de fundação: 2012
Sede: Palo Alto (Califórnia)
Foco: Mecanismo de busca semântica em grandes volumes de dados através de múltiplas fontes que entrega informações de maneira simples em aplicações amigáveis aos usuários das áreas de negócio.

RapidMiner
Data de fundação: 2007
Sede: Cambridge (Massachusetts)
Foco: A empresa nasceu na Alemanha e oferece uma plataforma preditiva baseada em open source para cientistas de dados e analistas de negócios. A ferramenta, disponível on-premises ou na nuvem, vem ganhando reforços de segurança e fluxos de trabalhos. Peter Lee, ex-vice-presidente da Tibco, assumiu como CEO da empresa em junho.

Reltio
Data de fundação: 2011
Sede: Redwood Shores (Califórnia)
Foco: O time que começou a plataforma de gestão de dados da Informatica/Siperian fundou a Reltio, que oferece aplicações baseadas em dados para vendas, marketing e compliance. Outra frente explorada é uma oferta em nuvem de plataformas de gestão de dados mestres. A promessa é quebrar silos entre aplicações de CRM e ERP para dar aos usuários acesso e controle das informações. 

Sensai
Data de fundação: 2014
Sede: Palo Alto (Califórnia)
Foco: “Plataforma de ciência de dados para um mundo não estruturado”. A oferta da Sensai vem com a promessa de quantificar e analisar informações textuais, como artigos de jornais e trechos de leis. A companhia foca primariamente grandes empresas da vertical de finanças e gigantes de TI.

Spare5
Data de fundação: 2014
Sede: Seattle (Washington)
Foco: Esse app para iPhone permite que usuários de smartphones analisem pequenos volumes de dados distribuídos por meio de microtarefas.

Treasure Data
Data de fundação: 2011
Sede: Mountain View (Califórnia)
Foco: A companhia provê um serviço em nuvem desenhado para simplificar a coleta, armazenamento e análise de dados provenientes de apps, dispositivos de IoT e aplicações em nuvem. Essa alternativa a plataforma Hadoop lida com 22 trilhões de eventos por ano, de acordo com a empresa.

 Retirado de: http://computerworld.com.br/treze-startups-de-big-data-e-analytics-que-voce-precisa-conhecerComputerWord
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »